Abdominoplastia – Antes e após a gravidez

Veja quais são as principais dúvidas sobre a cirurgia do abdome

Um abdômen mais firme, lisinho e livre da flacidez é um desejo de muitas pessoas, sobretudo do público feminino. As alterações estéticas da região abdominal podem ocorrer por diversos motivos, como o ganho de peso e o “efeito sanfona”, em decorrência do processo de envelhecimento cutâneo ou após uma gravidez, período em que há o estiramento excessivo da pele e dos músculos abdominais, ocasionando um aspecto flácido, sem firmeza e envelhecido.

Felizmente, é possível contar com técnicas cirúrgicas eficazes que restabelecem a beleza e jovialidade do abdômen. Nesse sentido, a abdominoplastia é a cirurgia plástica mais indicada. O procedimento visa a retirar o excesso de pele e de gordura da barriga, além de reestruturar o posicionamento interno dos músculos abdominais.

O passo a passo da cirurgia

Primeiramente, é feita uma avaliação minuciosa do paciente, a fim de verificar o grau de flacidez e a quantidade de pele que precisa ser removida, além de analisar se há  acúmulo de gordura ou  diástase (separação) dos músculos do abdômen. A partir daí, um planejamento cirúrgico detalhado é elaborado em conjunto com o paciente. O Cirurgião Plástico é responsável por esclarecer todas as dúvidas do seu paciente, bem como os riscos e benefícios  envolvidos na cirurgia.

A Abdominoplastia pode ser feita sob anestesia peridural com sedação ou anestesia geral, e tem duração média de 3 a 4 horas, tempo que pode variar dependendo das características de cada caso e da associação ou não com outras técnicas. Geralmente, a cirurgia é feita por meio de dois tipos de incisões:

  • Incisão Horizontal, próxima à região pubiana;
  • Incisão vertical, associada à incisão horizontal, utilizada em casos selecionados, quando há graus muito elevados de flacidez, em que a incisão horizontal convencional não é capaz de remover toda a pele necessária. Mais comum para casos de história de perda de grande quantidade de peso, como em alguns pacientes pós cirurgia bariátrica.

abdominoplastia

E o pós-operatório, como é?

Durante as consultas pré-operatórias, o Cirurgião Plástico e sua equipe irão informar ao paciente sobre todo o processo de recuperação, desde o uso da cinta pós-cirúrgica, até como lidar com o inchaço e possíveis episódios de dor.

Geralmente, o retorno às atividades cotidianas pós-abdominoplastia ocorre em 3 semanas, dependendo da evolução de cada paciente e, claro, da sua rotina diária. Alguns cuidados essenciais são:

  • Manter-se em posição curvada, sem esticar completamente o tronco por 2 semanas após a cirurgia. Ao longo desse período, a pele irá se acomodar naturalmente.
  • Dormir de barriga para cima, com a cabeça mais alta e as pernas dobradas, apoiadas em travesseiros durante o primeiro mês.
  • Evitar esforços físicos, mas não se manter imóvel. Realizar pequenas caminhadas, respeitando as limitações do seu corpo, é fundamental para prevenção da Trombose e do inchaço.

Além disso, é recomendado realizar a drenagem linfática no período de pós-operatório da abdominoplastia, visando à melhora da circulação e cicatrização do corpo. O curativo deve ser trocado de acordo com as indicações médicas e os pontos são removidos após 8 a 14 dias da cirurgia.

Durante o primeiro mês de recuperação, é fundamental que o paciente use a malha compressiva ou cinta pós-cirúrgica constantemente para prevenir de acúmulo de líquidos na região operada e para otimizar a modelagem da silhueta . O uso de roupas apertadas, exercícios físicos intensos e exposição solar somente são liberados após 2 a 3 meses. 

As dúvidas mais frequentes sobre a Abdominoplastia

  • Existe idade ideal para a abdominoplastia ser realizada?

Não. Pacientes de diferentes faixas etárias podem se submeter ao procedimento, desde que haja uma indicação adequada. A cirurgia é mais comum em mulheres com grande perda de peso, que já tiveram filhos ou que apresentam de forma intensa os sinais do envelhecimento corporal.

  • O pós-cirúrgico da abdominoplastia é muito doloroso?

Cada paciente possui um grau de sensibilidade à dor. Na maioria dos casos, a dor é bem controlada com o uso de analgésicos comuns.

  • Posso associar a abdominoplastia com a lipoaspiração?

Sim. A Abdominoplastia pode ser associada com outras cirurgias na mesma sessão. Quem possui, além de flacidez, acúmulos de gordura localizada na região do abdômen, pode se beneficiar da associação da abdominoplastia com lipoaspiração, melhorando os resultados de definição da cintura.

No entanto, nem sempre é possível realizar ambos os procedimento simultaneamente, devendo-se considerar a quantidade de pele e gordura a serem retiradas e as condições físicas de cada paciente, preconizando a sua segurança.

  • A Abdominoplastia consegue retirar estrias?

     

Depende. Cada paciente possui as estrias localizadas em um local específico e, por isso, a remoção dessas marcas não é possível em 100% dos casos. De modo geral, quando as estrias se localizam na parte inferior do abdome, é possível minimizá-las ou eliminá-las de forma satisfatória.

 

Abdominoplastia X Emagrecimento – A cirurgia emagrece?

N-Ã-O. A Abdominoplastia visa a melhorar a estética abdominal e ajuda a redesenhar o contorno do corpo, mas é importante entender que essa cirurgia NÃO é indicada para pacientes acima do peso e NÃO tem como objetivo principal o emagrecimento. Quem deseja emagrecer, deve adequar a alimentação e praticar exercícios físicos regularmente, a fim de perder o peso antes do procedimento cirúrgico.

 

Gestação e a Diástase Muscular – Como a Abdominoplastia pode ajudar?

A diástase abdominal é uma das alterações corporais mais comuns causadas pela gravidez. Para quem não sabe o que é uma diástase, trata-se do afastamento vertical dos músculos reto do abdome (o músculo dos “gominhos” do abdome sarado), que sofrem uma separação durante a gestação ou com as oscilações de peso.

Quando o problema não é devidamente tratado, a região do afastamento dos músculos ficará enfraquecida, causando abaulamento. A abdominoplastia é uma das alternativas mais eficazes para tratar a condição. Na cirurgia, é feita a reaproximação dos músculos abdominais e a sua amarração, além dos reparos estéticos, removendo o excesso de pele e de estrias da barriga pós-gravidez.

As recém mamães devem aguardar um ano, pelo menos, após o parto,. para realizar qualquer procedimento cirúrgico, visando assegurar a sua saúde e a do bebê em amamentação.

A cirurgia plástica é uma das melhores alternativas para ajudar a mulher a recuperar a sua autoestima depois da gravidez, desde que devidamente acompanhadas pelo cirurgião.

Gravidez após a abdominoplastia, e agora?

Uma das dúvidas mais frequentes das pacientes que desejam realizar uma Abdominoplastia é em relação à gravidez no futuro ou logo após o procedimento. Afinal, engravidar depois de realizar a cirurgia do abdômen pode prejudicar os resultados estéticos conquistados? E a saúde da mãe e do bebê?

Como dito anteriormente, o recomendado é que entre a gravidez e o procedimento cirúrgico haja um intervalo de, pelo menos, 1 ano. Como a pele possui, especialmente na gravidez, grande poder de elasticidade, a Abdominoplastia não irá interferir negativamente na saúde da mãe ou do bebê. No entanto, os resultados estéticos da cirurgia podem sim sofrer alterações. Quando a gravidez ocorre após o procedimento cirúrgico, a dica é: redobre os cuidados com o corpo, alimentando-se bem, evitando engordar além do orientado pelo obstetra e hidratando muito a pele, para prevenção da flacidez e das estrias.

Em alguns casos, pode ser necessário realizar novos procedimentos cirúrgicos, especialmente quando a gravidez ocorre poucos meses após a cirurgia. O mais importante é manter um diálogo aberto com o seu cirurgião plástico e esclarecer todas as dúvidas antes de se submeter ao procedimento.

Dra. Iara Garcia  | CRM:55.707 RQE 38023

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

 

Você tem outras dúvidas sobre a abdominoplastia? Esclareça a sua pergunta ou agende a sua consulta pelo Whatsapp: 31 98461-8696

Não foi postado nenhum comentário. Seja o primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart