BELEZA MASCULINA – As 7 cirurgias plásticas mais realizadas nos homens

Se há alguns anos atrás os tratamentos estéticos eram praticamente uma exclusividade das mulheres, atualmente esse cenário mudou. Segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a cada dois minutos, um homem faz um procedimento estético no Brasil, você sabia?

Cada vez mais preocupados em cuidar da saúde e da beleza do corpo, os homens da era moderna estão investindo de forma intensa nos tratamentos minimamente invasivos e também nas cirurgias estéticas. Prova disso é que entre os anos 2009 e 2019, a quantidade de cirurgias plásticas realizadas no público masculino quadruplicou. 

As particularidades da pele dos homens 

Antes de descobrir quais são os procedimentos mais realizados pelos homens, vale ressaltar as particularidades da pele masculina. De forma geral, o tecido cutâneo dos homens é mais grosso e tem uma produção de colágeno mais eficaz do que as mulheres. Assim, a perda de firmeza da pele e o envelhecimento cutâneo neles tende a acontecer de forma mais lenta.

Por outro lado, o público masculino pode sofrer com a pele mais oleosa, o que favorece o surgimento de poros dilatados, de cravos e espinhas que, em alguns casos, podem causar cicatrizes profundas.

Os cuidados em casa com a pele dos homens inclui a boa limpeza, o uso regrado de um filtro solar oil free e a aplicação de produtos específicos para controle da oleosidade excessiva.

As rugas profundas na face masculina

Apesar de produzirem colágeno em mais abundância do que as mulheres e, com isso, evitarem a flacidez cutânea precoce, os homens possuem a mímica facial mais ativa e a musculatura mais forte, favorecendo o surgimento das rugas profundas.

Conhecidas como “linhas de expressão” ou dinâmicas, essas rugas surgem especialmente em regiões como a testa e a glabela  (entre as sobrancelhas), marcando a pele de forma precoce se não forem tratadas corretamente.

 

Os procedimentos minimamente invasivos que fazem mais sucesso entre os HOMENS

O tratamento de algumas queixas, como rugas superficiais, assimetrias ou textura da pele, pode ser feito em consultório, por meio de técnicas minimamente invasivas. Nesse casos, os pacientes homens costumam preferir os procedimentos suaves, que não são muito dolorosos e que não apresentam grandes reações na pele durante o pós. Por isso, as técnicas mais procuradas são: 

– A Toxina botulínica

Tratamento que visa relaxar temporariamente a contração dos músculos responsáveis pelo surgimento das rugas dinâmicas da face. Primeiramente são feitas as marcações dos locais em que a Toxina será injetada. A substância é aplicada por meio de uma agulha muito fina, sem a necessidade de anestesia.

É importante ressaltar que a aplicação da toxina botulínica deve ser feita por um profissional de confiança e experiente, para que o resultado seja o mais natural possível. O efeito pode ser observado após 2 semanas da aplicação e  dura, em média, de 4 a 6 meses.   

– O Preenchimento com ácido hialurônico 

O preenchimento cutâneo visa injetar diferentes substâncias abaixo da pele, com diversos objetivos. Nos homens, as aplicações são feitas especialmente no terço inferior, para definição dos ângulos de mandíbula e projeção do mento. O procedimento é feito por meio de uma agulha bem fina ou cânula. O tempo médio de duração do preenchimento depende do local tratado e da substância utilizada. 

As cirurgias plásticas mais realizadas pelo público masculino

1) Lipoaspiração:

A lipoaspiração visa retirar os acúmulos de gordura localizada e remodelar diferentes regiões corporais, como coxas, braços, pescoço, abdome, costas, pernas, entre outros.

É muito importante entender as particularidades da lipoaspiração no corpo masculino. Nos homens, as regiões do tórax e ombros tendem a ser mais largas, enquanto os quadris mais estreitos e o abdômen tonificado. Por isso, a cirurgia nunca deve afinar a cintura ou deixar os quadris arredondados, mas sim remodelar o abdome e redistribuir a gordura, evidenciando os ângulos e músculos masculinos.

Também é fundamental ressaltar que a lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade, nem visa o emagrecimento, ou seja, não substitui a prática de exercícios físicos e os bons hábitos alimentares. Pacientes que se exercitam e mantêm uma rotina saudável, mas que não conseguem eliminar pequenas áreas de gordura são os melhores candidatos a este procedimento.

2)  Rinoplastia

A Rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais requisitadas pelos pacientes que desejam refinar o aspecto estético do nariz e, muitas vezes, melhora a função das vias respiratórias. 

3) Transplante Capilar

Acredita-se que cerca de 70% do público masculino sofra com a alopécia androgenética ou calvície. Essa condição, de origem genética e hormonal, provoca o afinamento progressivo dos fios e a queda do cabelo, favorecendo o surgimento de áreas calvas evidentes no couro cabeludo. É por isso que o Transplante Capilar é uma das cirurgias mais buscadas pelos homens. 

O procedimento cirúrgico consiste em colher folículos capilares de uma área doadora saudável, que é mais densa e cheia de cabelos, e transferí-los para a área da cabeça que sofre com os sinais da alopécia androgenética. 

4) Mentoplastia

O procedimento consiste no remodelamento ósseo do mento, fazendo ou não uso de implantes de silicone.  São várias as deformidades funcionais ou estéticas que podem ser tratadas com a Mentoplastia, como a macrogenia (queixo projetado para frente), a microgenia (queixo deficiente) e a assimetria da região.

5) Otoplastia

Otoplastia é a cirurgia plástica realizada na orelha, com o objetivo de alterar algum aspecto estético que cause desconforto nos pacientes. Entre as indicações mais comuns, vale destacar a orelha proeminente, popularmente conhecida como “orelha de abano”. O procedimento se inicia com uma incisão atrás da orelha, que será usada para tratar as alterações da cartilagem da orelha.

As cicatrizes ficam extremamente discretas, localizadas na dobra natural da região.

6) Prótese de peitoral e Prótese de panturrilha

As próteses do peitoral e da panturrilha são feitas de um silicone  diferente, mais firme, que se assemelha ao tecido muscular. Ambos os procedimentos cirúrgicos consistem na inserção da prótese no local desejado – no sulco inframamário ou na região posterior do joelho – por meio de incisões lineares.

7) Ginecomastia

A Ginecomastia é o excesso de gordura e de tecido glandular mamário nos homens. O procedimento cirúrgico é indicado para os pacientes sofrem com desconforto estético em decorrência deste aumento de volume mamário. O problema pode apresentar diferentes características, como o excesso de gordura ou excesso de glândulas mamárias ou o excesso de gordura e glândulas juntas. 

O procedimento pode ser realizado com anestesia local associada à sedação e tem duração média de 2 horas. Quando a ginecomastia tem um componente predominante o excesso de glândulas, o ideal é realizar uma incisão ao redor da aréola, a fim de retirar a glândula mamária. Já quando o componente da ginecomastia é predominante gorduroso, a lipoaspiração na região é a técnica mais utilizada. O resultado final é o aspecto masculino da região peitoral, que se torna mais plana e firme.

 

É importante dizer que o tratamento minimamente invasivo e cirúrgico deve ser feito de forma individualizada, levando em consideração as características únicas, o estilo de vida e as queixas do paciente.

Dra. Iara Garcia  | CRM:55.707 RQE 38023

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Você tem alguma dúvida sobre cirurgias plásticas? Clique aqui e agende a sua avaliação.

Compartilhar esse artigo

Não foi postado nenhum comentário. Seja o primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart