Implante capilar BH – Entenda como surgiu este método

Existem várias razões pelas quais as pessoas perdem o cabelo. Distúrbios endócrinos, suscetibilidade genética, alterações psicológicas, hábitos alimentares, deficiência de ferro no organismo, doenças autoimunes e alterações na estrutura capilar são apenas alguns dos exemplos de queda de cabelo que, em casos irreversíveis, não respondem bem ao tratamento por meio de medicamentos e acabam tornando o implante capilar BH a solução mais adequada.

O método do Transplante Capilar BH

A ideia teve o seu ponta pé no Japão, na década de 1930. Quando o dermatologista Dr. Shoji Okuda que trabalhava com queimados desenvolveu um método onde utilizava pequenos enxertos do couro cabeludo para reconstruir as áreas afetadas.

Embora tenha sido uma ideia avançada na época com bons resultados, o método se perdeu e foi retomado apenas em 1.950, através do dermatologista Dr. Norman Orentreich, de Nova York. 

Dr. Orentreich desenvolveu vários trabalhos na área, que por sua vez, foram rejeitados diversas vezes. No entanto, depois de muitas tentativas, ele se tornou o primeiro médico do mundo a tratar a calvície com a técnica do transplante capilar. Ele descobriu que o cabelo transplantado tinha as mesmas características da área removida, ou seja, o fio de cabelo retirado de uma área que não contém o código genético para a calvície mantém exatamente a mesma característica quando transplantado em uma área calva.

Por fim, este foi o início do implante capilar BH.

Evolução do Transplante Capilar BH Moderno

Depois de experimentar inúmeras ferramentas para a remoção dos fios, o Dr. Orentreich optou por usar punchs (instrumentos cirúrgicos de corte) com diâmetro de 4 a 5 mm, que é quase a largura da borracha de um lápis.

Com os punchs era possível remover fragmentos circulares de pele contendo as raízes capilares de onde foram retirados os fios, e logo após, os mesmos instrumentos eram utilizados para fazer as incisões na área calva, local onde os enxertos seriam transplantados.

Esses fragmentos continham cerca de 10 fios de cabelo e eram transplantados de 20 a 30 enxertos no máximo. Ou seja, no eram transplantados até 300 fios.

Os punchs foram diminuindo no tamanho com o passar dos anos, no entanto, surgiu um problema. Os danos causados à raiz no momento da remoção cresceram, visto que o número de incisões haviam aumentado. Isso produzia um grande índice da transecção da raiz, ou seja, o fio de cabelo era coletado, mas a raiz não. Isso sem falar na estética, que mesmo com suas melhorias, ainda deixa muito a desejar pois os resultados acabavam ficando com aspecto de fio artificial, como se fosse cabelo de boneca.

Esse problema foi parcialmente resolvido quando começaram a retirar a área doadora com bisturi para em seguida desmembrá-la em pedaços menores a olho nu ou com auxílio de uma lupa. Neste período nascia a era dos mini e microenxertos, que durou desde o início dos anos 1980 até o final dos anos 1990.

Com ela houve uma grande diferença nos danos da área doadora, no entanto, apesar da melhora nos resultados, os mesmos ainda não eram satisfatórios.

Implante Capilar BH nos dia de hoje

No ano de 1994, o dermatologista Dr. Limmer, de San Antonio, descreveu sua técnica de usar um microscópio para isolar unidades foliculares. Ele notou que os fios não saíam do couro cabeludo um a um como imaginavam no início, mas sim, em grupos de 1, 2 e 3 fios, e por isso os chamou de unidades foliculares.

A partir daí foram desenvolvidas técnicas que permitem obter resultados cada vez mais naturais e atrativos para aqueles que são adeptos ao implante capilar BH.

Recupere sua autoestima

O implante capilar BH é muito mais que cabelo. Estamos falando de felicidade, rejuvenescimento facial, bem estar e tranquilidade em relação a sua imagem.

Em casos de queda de cabelo persistente, principalmente se estiver acompanhada da perda de densidade e afinamento dos fios, o mais indicado é se consultar com um médico especialista. Somente um profissional com o conhecimento adequado na área poderá recomendar o melhor tratamento para conquistar um resultado satisfatório.

Gostaria de saber mais a respeito do implante capilar BH? Agende uma consulta conosco agora mesmo para tirar suas dúvidas e recuperar a sua autoestima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.