Tudo o que você precisa saber sobre a BLEFAROPLASTIA

Veja quais são 10 perguntas mais comuns sobre a cirurgia das pálpebras

A região periorbital, ao redor dos olhos, é uma das áreas faciais que apresenta com maior intensidade e mais precocemente os sinais do processo de envelhecimento. A flacidez da pele, o surgimento de rugas profundas e o aparecimento de bolsas de gordura são algumas das queixas frequentemente reportadas por homens e mulheres, de diferentes faixas etárias, em consultório. A boa notícia é que é possível recuperar a beleza, a jovialidade e a funcionalidade das pálpebras, por meio de técnicas eficazes e duradouras como a Blefaroplastia.

O que é Blefaroplastia?

Este o nome dado à cirurgia plástica que visa reparar estética e funcionalmente as pálpebras superiores e inferiores. O objetivo do procedimento cirúrgico é remover os excessos de pele e, quando necessário, retirar as bolsas de gordura ao redor dos olhos, contribuindo para uma aparência rejuvenescida da face e para um olhar mais atraente. A técnica pode ser feita apenas na pálpebra superior/inferior ou em ambas, a depender das indicações de cada paciente. 

Como a cirurgia é realizada?

A Blefaroplastia é feita em caráter ambulatorial, ou seja, em ambiente hospitalar ou clínica especializada, com alta do paciente prevista para o mesmo dia. A anestesia é local com sedação e a cirurgia é feita sob o acompanhamento minucioso de um médico anestesista, que realiza toda a monitorização necessária durante o procedimento, garantindo o conforto e a segurança ao paciente.

Primeiramente, são feitas marcações detalhadas nas pálpebras, a fim de mensurar o quanto de pele e gordura precisarão ser removidas.

Nas pálpebras superiores, as incisões e suturas são feitas de forma extremamente delicada, deixando as cicatrizes totalmente escondidas com o paciente de olhos abertos. Já nas pálpebras inferiores, a incisão é feita próximo à implantação dos cílios, o que também torna o corte imperceptível. 

O tempo de duração do procedimento cirúrgico varia de acordo com cada paciente, sendo que, geralmente, a duração média é de uma hora e meia a duas horas. Ao final da cirurgia podem ser colocados gazes molhadas com soro fisiológico sobre os olhos, a fim de evitar o inchaço e edemas. 

Imagem de um rosto feminino, com foco nos olhos e pálpebras.

A Blefaroplastia é indicada para quem?

Esse procedimento cirúrgico é indicado para homens e mulheres que se incomodam com o excesso de pele nas pálpebras superiores e/ou inferiores, que têm rugas profundas na região periorbital ou que apresentam bolsas de gordura abaixo dos olhos. 

É muito importante ressaltar que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a Blefaroplastia NÃO é uma indicação apenas para pacientes maduros. Pessoas jovens (a partir dos 25-30 anos de idade) também podem ter indicação para esta cirurgia, em decorrência de uma tendência genética ou de características individuais. Em outras palavras, existem pacientes jovens que já apresentam um acúmulo de gordura nas pálpebras inferiores ou que têm uma formação palpebral que favorece a flacidez e a queda da pele sobre os olhos.

Também vale destacar que a Blefaroplastia, além de melhorar a estética do olhar, é essencial para a manutenção da funcionalidade dos olhos, tratando e prevenindo danos ao campo da visão. 

Como se preparar para a cirurgia?

Nas consultas que antecedem a cirurgia, o paciente pode e DEVE esclarecer todas as suas dúvidas, bem como ser informado sobre os riscos e benefícios da Blefaroplastia. Uma série de exames são solicitados previamente, a fim de certificar de que o paciente pode realizar a cirurgia com segurança. Entre os exames solicitados, vale destacar o exame de sangue completo, a avaliação clínico-cardiológica (risco cirúrgico) e avaliação pré-anestésica.

As recomendações gerais pré-procedimento são:

  • Interromper o uso de medicamentos anticoagulantes;
  • Não fumar por, pelo menos, 1 mês antes da operação;
  • Não usar cremes ou maquiagem faciais na véspera e no dia da cirurgia; 
  • Realizar jejum de acordo com a recomendação médica (8 horas antes da cirurgia).

Como é o pós-operatório da Blefaroplastia?

De forma geral, a Blefaroplastia é uma cirurgia que apresenta um pós-operatório muito tranquilo e sem desconfortos. Em caso de dor ou sensibilidade, pode-se lançar mão de medicamentos analgésicos prescritos pelo cirurgião plástico. É comum que surjam alguns roxos e edemas ao redor dos olhos, que desaparecem gradualmente nos primeiros dias de recuperação. 

Após a primeira semana é realizado um retorno ao cirurgião para avaliação do paciente e para a retirada dos pontos. A maioria das pessoas retorna às atividades normais sem qualquer problema entre sete a 10 dias após a Blefaroplastia. 

Sintomas como sensibilidade à luz, ardor, coceira, lacrimejamento ou sensação de secura ocular são comuns nas semanas posteriores à cirurgia. Para amenizar esses desconfortos, o ideal apostar no uso colírios lubrificantes, prescritos pelo médico.

As recomendações gerais pós-procedimento são:

  • Para evitar o inchaço, é recomendado o uso de compressas frias nas primeiras 48 horas de pós-cirurgia;
  • O uso de maquiagem fica liberado na primeira semana de pós-operatório;
  • Já o uso das lentes de contato só é permitido após 15 a 30 dias da cirurgia;
  • As atividades físicas como caminhadas são permitidas, de forma suave, após 10 dias da cirurgia;
  • A exposição ao sol deve acontecer apenas após o desaparecimento completo dos roxos, desde que as cicatrizes estejam protegidas por óculos escuros.

 

O resultado estético final é observado com cerca de três meses de pós-operatório, período em que a já houve uma acomodação dos tecidos e a diminuição do inchaço local.

A importância do acompanhamento para a manutenção dos resultados

O acompanhamento durante todo o período de pós-operatório é fundamental para avaliar se os resultados correspondem às expectativas do cirurgião e do paciente.

Também é importante dizer que, apesar de ter longa durabilidade, a Blefaroplastia não é eterna. O processo natural de envelhecimento, com o aumento da degradação de colágeno, continua agindo sobre a pele e favorecendo o surgimento da flacidez e rugas, portanto, a realização de tratamentos minimamente invasivos para manutenção dos resultados da cirurgia é essencial. 

 

A pergunta que não quer calar: qual o valor de uma Blefaroplastia?

O custo de uma cirurgia plástica é sempre uma das perguntas que as pessoas mais desejam saber. A grande questão quando nos deparamos com esse tipo de questionamento na internet é que não conseguimos passar valores, de forma responsável e correta, sem uma avaliação completa e presencial do paciente. Assim, a resposta mais adequada é: o preço depende de cada caso. ⠀

Primeiramente, para passar um orçamento correto, é fundamental que o médico avalie se o paciente realmente precisa da cirurgia, qual é a técnica mais adequada para ele, qual será a duração média do procedimento, entre outros fatores. Tudo isso influencia diretamente nos valores da equipe, do bloco cirúrgico e dos materiais utilizados.

Outro fator que deve ser levado em conta pelos pacientes ao orçar o seu procedimento é a experiência do cirurgião plástico. A qualificação médica, através dos inúmeros anos de estudos, especializações e as atualizações, faz toda a diferença para uma cirurgia mais segura e que renda resultados satisfatórios. 

 

Outras perguntas frequentes sobre a BLEFAROPLASTIA

  1. Irei sentir dor no pós-operatório? A sensibilidade após a cirurgia é uma questão extremamente individual, mas, geralmente, a Blefaroplastia é considerada um procedimento cirúrgico de pós-operatório muito tranquilo, sem desconfortos. Quando a dor ocorre, ela pode ser facilmente contornada com o uso de analgésicos orais, prescritos pelo médico.
  2. Preciso ficar de repouso? Sim. Apesar de ser considerada tranquila, a Blefaroplastia ainda é um procedimento cirúrgico e, portanto, é preciso ficar de repouso nos primeiros dias que se seguem da cirurgia.  Após a primeira semana, a maioria das atividades diárias já podem ser retomadas.
  3. Poderei usar maquiagem nos olhos depois de quanto tempo? O ideal é esperar pelo menos 15 dias para usar maquiagem na região dos olhos, já que os cosméticos podem irritar a área operada e aumentar o risco de complicações
  4. É possível realizar uma Blefaroplastia sem cortes? Existem alternativas minimamente invasivas, como lasers e peelings, que podem ser feitas para a melhora da pele. No entanto, quando a flacidez das pálpebras já é aparente ou quando há o acúmulo de bolsas de gordura na região, a melhor opção continua sendo o procedimento cirúrgico. Nesses casos, não existe ainda uma maneira de realizar a Blefaroplastia sem corte. A boa notícia é que as incisões são extremamente delicadas e ficam localizadas em áreas estratégicas de dobras das pálpebras, sem deixar cicatrizes aparentes.
  5. Uso lentes de contato. O que devo fazer? O uso de lentes de contato deve ser interrompido no pós imediato da cirurgia. O ideal é usar óculos durante pelo menos 15 dias  após a cirurgia e, só depois deste período, retomar o uso das lentes.
  6. A Blefaroplastia pode ser realizada por qualquer médico? Não. De acordo com o CFM, os especialistas que devem realizar o procedimento são os cirurgiões plásticos. Essa especialidade médica precisa de, no mínimo, 11 anos de formação, o que permite realizar o tratamento cirúrgico com mais segurança. Antes de se submeter a uma Blefaroplastia, consulte se seu cirurgião é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no site da SBCP.
  7. A Blefaroplastia é apenas um procedimento estético? Não. Além de beneficiar a estética do olhar e rejuvenescer a face, a Blefaroplastia é muito importante para evitar que a flacidez e o excesso de pele nas pálpebras comprometam o campo da visão.

 

Dra. Iara Garcia  | CRM:55.707 RQE 38023

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

 

Você tem outras dúvidas sobre a cirurgia das pálpebras? Esclareça a sua pergunta ou agende a sua consulta pelo whatsapp: 31 98461-8696

Não foi postado nenhum comentário. Seja o primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart